Ei, você já parou para pensar como é incrível que as empresas vencedoras hoje em dia estão usando o marketing digital para criar experiências personalizadas para seus clientes? Permita-me ilustrar com uma história.
Imagine um casal jovem de Nova York, Sarah e Michael, que decide planejar sua tão sonhada viagem à Itália. À medida que pesquisam destinos, hospedagens e atrações turísticas online, os algoritmos de inteligência artificial dos principais mecanismos de busca e redes sociais captam seus interesses e começam a exibir anúncios relevantes de pacotes de viagens e serviços relacionados. Um desses anúncios é da “Aventura Italiana”, uma conceituada companhia de viagens especializada em viagens personalizadas à Itália.
Após reservarem seu pacote pela “Aventura Italiana”, a empresa envia uma série de e-mails personalizados com dicas, recomendações de restaurantes e atrações locais, além de um guia de frases e expressões úteis em italiano. Ao chegarem ao hotel em Roma, eles recebem uma notificação via aplicativo da empresa com uma oferta especial de desconto em um passeio de degustação gastronômica pela cidade.
Durante sua viagem de 12 dias pela Itália, a “Aventura Italiana” fornece uma experiência excepcional, incentivando Sarah e Michael a postarem fotos em suas redes sociais com uma hashtag personalizada e oferecendo descontos exclusivos em excursões e ingressos para eventos locais. Após o retorno aos EUA, um e-mail é enviado com uma oferta para imprimir um álbum de fotos personalizado com as melhores lembranças da viagem.
Essa é a mágica do marketing digital – criar uma jornada personalizada e memorável, antecipando necessidades e fornecendo valor excepcional a cada etapa do caminho. De acordo com um estudo recente da Forrester Research, empresas que adotam estratégias de marketing digital personalizado têm um aumento médio de 19% nas taxas de conversão de vendas.
As empresas que dominam essas estratégias estão construindo uma presença online imbatível e conquistando a lealdade dos clientes, como a Wendy’s no Twitter com seus tuítes icônicos e a Microsoft no Google com seus anúncios altamente relevantes e segmentados. Segundo a Gartner, 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que oferece experiências personalizadas.
No final, o segredo está em automatizar o funil de vendas com marketing digital, nutriando leads e convertendo potenciais clientes em compradores leais. É como ter um exército de vendedores digitais trabalhando incessantemente para entregar a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa. De acordo com a HubSpot, empresas que utilizam automação de marketing têm uma taxa de qualificação de leads 451% maior do que aquelas que não utilizam.
Então, se você quer impulsionar seu negócio no mundo digital, abrace o poder do marketing digital. Crie experiências incríveis, personalizadas e relevantes, construa uma presença imbatível online e automatize seu funil de vendas. Seu sucesso está apenas alguns cliques de distância.