Você quer turbinar o crescimento do seu negócio? Deixe-me contar uma história sobre um pequeno cafezinho chamado “Brew Mood” que conseguiu fazer exatamente isso. Eles tinham um ótimo produto, um espaço aconchegante e funcionários animados, mas estavam lutando para se destacar em um mercado saturado de cafeterias na cidade de Seattle, onde gigantes como a Starbucks dominavam a cena.
Foi quando descobriram o segredo do growth hacking – criar conteúdo envolvente que se espalha como um incêndio nas redes sociais, assim como o fenômeno “Share a Coke” da Coca-Cola, que gerou um aumento de 7% nas vendas globais da marca em 2014. O “Brew Mood” percebeu que para criar um vídeo viral, precisavam entender profundamente os gatilhos emocionais e psicológicos de seus clientes. Eles mergulharam nos dados e insights de pesquisas de mercado, descobrindo que seus clientes adoravam a sensação acolhedora, nostálgica e de conexão humana que o café trazia.
Inspirados, criaram um vídeo emocionante contando a história de como o café reunia pessoas de diferentes gerações e criava conexões duradouras. Com uma trilha sonora cativante e imagens de tirar o fôlego de famílias e amigos reunidos em torno de uma xícara quente, o vídeo viralizou, acumulando mais de 5 milhões de visualizações em apenas uma semana e inspirando uma legião de novos clientes a visitarem o “Brew Mood”. Em apenas três meses, eles experimentaram um aumento de 35% nas vendas e tiveram que contratar mais 10 funcionários para atender à demanda.
O growth hacking é sobre entender profundamente as necessidades e desejos dos clientes, como a Glossier fez ao co-criar produtos com sua comunidade de fãs de 4,5 milhões de pessoas, ou a Netflix usando dados de visualização para oferecer recomendações personalizadas ressonantes que resultaram em um aumento de 25% no engajamento dos assinantes. É abraçar a análise de dados e a tecnologia, como a Amazon faz com seus algoritmos de aprendizado de máquina, para oferecer experiências verdadeiramente personalizadas que atendam às expectativas dos clientes e os surpreendam.
Para turbinar o crescimento do seu negócio, abrace a mentalidade do growth hacking. Crie conteúdo cativante que as pessoas querem compartilhar, entenda profundamente seu público-alvo e use a tecnologia e os dados para entregar experiências ressonantes. É assim que você acende o fogo do crescimento exponencial, como o “Brew Mood” fez, passando de um cafezinho desconhecido para uma sensação viral da noite para o dia.